NOTíCIAS

segunda-feira - 24 de novembro de 2014

Área: FREI ROGÉRIO

galeria de fotos

A literatura e a arte sempre acompanham o ser humano. Através delas possibilitam-se respostas para os muitos questionamentos da vida, entende-se um momento histórico, percebem-se as aspirações sociais e pessoais e sente-se o reflexo em muitas outras áreas.

No ensino médio,a literatura muitas vezes é condicionada a uma série de determinantes que fazem com que haja muita dificuldade na aprendizagem deste conteúdo, seja por uma abordagem determinada pelo vestibular que muitas vezes não agrada aos alunos ou por ficar dependente do interesse do professor ou dos alunos permitindo um distanciamento desses quando não atendem às expectativas.

Uma alternativa que possibilite a disposição do aluno para o estudo da literatura é aliá-lo à arte em um trabalho interdisciplinar. Dessa forma estuda-se autor, correntes filosóficas e religiosas da época, a vida econômica e política, a escultura,música,arquitetura...

Este foi o projeto realizado pelas disciplinas ARTES e LITERATURA BRASILEIRA nas primeiras séries do Ensino Médio. Os alunos estudaram características do período, realizaram trabalhos representando a pintura, escultura, música e arquitetura da época, a influencia da religião na arte e na literatura... Estudaram dois autores que se destacaram na literatura como Gregório de Matos Guerra e Pe.Antônio Vieira e demonstraram, através de releitura, a grandiosidade de Aleijadinho.

Além disso,perceberam como aquele estilo influenciou ou está presente na atualidade com todas as modificações determinadas pelo momento histórico e social.

Por: Professora Nilva Ouriques Dantas