NOTíCIAS

quarta-feira - 23 de abril de 2014

Área: SÃO LUÍS

galeria de fotos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um instrumento avaliativo da educação básica que serve como pré-requisito para a participação em alguns programas do Governo Federal. Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) - em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) -, o Enem é exigido nos processos seletivos da maioria das instituições federais do ensino superior no Brasil.

Com a nota do Enem o estudante pode participar da seleção do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), concorrer a bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos), recorrer ao financiamento de cursos superiores por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), além de participar de intercâmbios no exterior por meio do programa Ciência sem Fronteiras.

O conteúdo das provas do Enem abrange, além de uma dissertação de cunho dissertativo-argumentativo, 180 questões objetivas divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. As questões das duas primeiras áreas são aplicadas no sábado (01 de novembro de 2014) e o restante no domingo (02 de novembro de 2014).

Para se cadastrar e realizar a inscrição, o candidato deve acessar o portal do Inep e informar o número dos documentos pessoais (CPF e RG), endereço de e-mail válido e necessidade de atendimento diferenciado e/ou específico (deficientes, gestantes ou sabatistas). Durante o registro também é preciso preencher um questionário socioeconômico e escolher o município onde deseja fazer as provas.

Aos participantes é cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 35,00. A quantia deve ser paga dentro do prazo estabelecido pelo cronograma (confira abaixo). São automaticamente isentos do pagamento os estudantes concluintes do ensino médio no mesmo ano em escolas da rede pública. Candidatos de baixa renda podem declarar carência no Enem no momento da inscrição.

CRONOGRAMA ENEM 2014
Inscrições: 12 a 26 de maio
Pagamento da taxa: 28 de maio
Provas: 01 de novembro (Sábado) e 02 de novembro (Domingo)