Os alunos do Colégio Marista Criciúma provaram que são excelentes em Matemática, criatividade e pensamento lógico. Os estudantes conquistaram 12 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, realizada em abril no Brasil. Na categoria Nacional da competição foram três medalhas de ouro, duas medalhas de prata e uma medalha de bronze. Na categoria Estadual foram conquistadas mais seis medalhas: quatro de ouro e duas de prata.
A competição em solo brasileiro envolveu ainda estudantes de outros 19 países. Para participar, os jovens do 7º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio tiveram que resolver questões de Matemática com criatividade, pensamento lógico e muita cooperação.
Além de testar as habilidades com números, a prova também analisa a capacidade do aluno resolver questões lógicas em outros idiomas, que podem ser alemão, espanhol, inglês, italiano ou francês, dependendo do País. A competição investiga a iniciativa, imaginação e colaboração dos participantes, já que é realizada em equipes. Os alunos do Ensino Fundamental têm 50 minutos para resolver os problemas e no Ensino Médio o tempo limite é de 90 minutos.
Para a coordenadora do Ensino Fundamental e Médio do Colégio, Karin Remor, o trabalho em grupo e a critividade são os grandes diferenciais dos alunos. “Mais que a capacidade de fazer cálculos, é preciso analisar e entender a questão para saber resolvê-la corretamente. Nossos alunos mostraram que têm essas habilidades e conseguem utilizá-las para trabalhar em conjunto”, comenta.
A Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras foi criada em 1989, na França, e desde então estimula estudantes de todo o mundo a pensar a Matemática de uma forma desafiadora e divertida.